quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Permanência do Instável

Dia 16 de julho chega ao Museu de Arte Moderna de São Paulo a exposição "Roberto Burle Marx 100 anos: A Permanência do Instável".
Eu diria que esta esposição é simplesmente imperdível. Burle Marx (1909-1994) foi o maior gênio do paisagismo brasileiro. Além de pintor, ceramista, muralista e cenógrafo, interessava-se profundamente por botânica, o que o levou a organizar diversas expedições onde descobriu novas espécies de plantas e as catalogou juntamente com uma equipe formada por arquitetos paisagistas, botânicos e fotógrafos. Diazia que o objetivo principal da expedição é "ampliar o vocabulário jardinístico, através da descoberta de novas plantas", além de "valorizar a flora brasileira", renovando o "espírito dos viajantes europeus" oitocentistas, tais como Von Martius, Saint-Hilaire e Gardner.
Paisagista modernista, era comum em seu trabalho encontrarmos formas geométicas, composições com água, esculturas e o uso constante de plantas tropicais.
Autor de belíssimos projetos tais como o Parque do Ibirapuera, o Aterro do Flamengo, Pampulha e edifícios do Planalto Central. Aliás, foi visitando o Itamaraty que tive certeza da ramificação da arquitetura que eu iria seguir.
A exposição do MAM terá 180 peças entre pinturas em várias técnicas, desenhos, plantas e croquis, cenários, figurinos, decoração, documentos e filmes.


Projeto para o Palácio Capanema - 1938 - RJ

Desenho de 1929

Aterro do Flamengo

Projeto para o Parque do Ibirapuera - 1953 - SP


“Roberto Burle Marx 100 anos: a permanência do instável”
Curadoria: Lauro Cavalcanti
Abertura: 16 de julho de 2009, a partir das 20h
Visitação: 17 de julho a 13 de setembro de 2009
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3)
Horários: Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Ingresso: R$ 5,50

Um comentário: