sábado, 12 de janeiro de 2008

"Ladies and Gentlemen, from Los Angeles, California: THE DOORS!!!"


Jim Morrison era muito louco. Jim Morrison era um poeta. Jim Morrison era um gênio. Jim Morrison era o rei do rock lisérgico.

Nasceu em 8 de dezembro de 1943 (estaria hoje com 64 anos), em Melbourne, Flórida. Em 49, quando passava com os pais por uma estrada nas Montanhas Rochosas, o carro se deparou, em meio a uma tempestade, com um caminhão tombado na estrada e diversos índios pueblos agonizavam no chão. Jim nunca mais esqueceu esta cena. A música Riders on the Storm foi inspirada nela. Mais tarde, ele definiria como "o momento supremo de sua vida" e afirmava que a alma do xamã índio, que tinha acabado de morrer, havia passado para seu corpo. Daí podemos explicar porque ele tratava os shows como cerimônias.
Em 1964 entrou para a UCLA (Universidade da California) no Departamento de Cinema. Era colega de classe de Francis Ford Coppola. Não chegou a se formar.
Em 1965, ano em que conheceu sua namorada Pamela Courson, formou, junto com tecladista Ray Manzarek, a banda The Doors.
Jim era um grande consumidor de substâncias lisérgicas, dopadoras e anestésicas. Bebia muito. Tomava ácido sempre. Grande fã de peyote (conhecida também como mescalina). Costumava citar Rimbaud: "Embriaguês sagrada: te afirmamos método!". Foi preso diversas vezes em suas performances por desacato à autoridade e principalmente por atentado ao pudor. Ele adorava tirar a roupa no palco e instigar o público a fazer o mesmo.
Mesmo estando constantemente fora da realidade escreveu músicas (poesias) incríveis. Gloria (a original é de um cantor irlandês de celtic soul chamado Van Morrison), The End, L.A. Woman, Moonlight Drive, The Crystal Ship, Alabama Song, People are Strange e a clássica Light My Fire são apenas um pequeno exemplo de um repertório fenomenal. Se eu fosse escrever aqui todas as que eu gosto teria que colocar a discografia interia que não é pequena... Seus arranjos tiveram influência do jazz, da bossa nova, da música indiana, ...
Jim morreu em 71, em Paris, quando já estava completamente junkie(e tinha apenas 27 anos). A versão oficial diz que morreu de overdose de heroína. A teoria da conspiração diz que a CIA americana matou Jim, Hendrix e Janis Joplin (os três morreram entre 70 e 71 e com 27 anos/28 anos) por serem grandes formadores de opinião para os jovens. Seu corpo foi encontrado por Pamela e enterrado às pressas, apenas com a namorada presente, no cemitério Père-Lachaise, em Paris.

O The Doors era formado por:

- Jim Morrison (James Douglas Morrison) - vocal
- Ray Manzarek (Raymond Daniel Manzarek) - teclados
- John Densmore (John Paul Densmore) - bateria
- Robert Krieger (Robert Alan Krieger) - guitarra


famosa foto de Jim Morrison tirada por Joel Brodsky

The Doors

Jim e Pamela


Gloria


The End


L.A. Woman


Moonlight Drive


The Crystal Ship


Alabama Song


People are Strange


Light my Fire

3 comentários:

  1. Essa teoria de conspiração já rendeu até estampa para camiseta =] Uma música que eu viajo do The Doors é Five-o-one. Muito show!

    Óa, vê só, indiquei você a mais um prêmio! O "Blog Cabeça". Dá um passada no meu blog para ver, e deixa um e-mail para contato. Asssim poderei passar o código do selo para tu.

    ___________________________________
    TemPraQuemQuer <<< Entra!

    ResponderExcluir
  2. Em julho passado fui ao Père-Lachaise. Apos uns bons 20 minutos rodando feito louco, finalmente achei o tumulo do Jim Morrison.
    E um dos poucos tumulos do cemitério que fica isolado por barreiras de ferro, por causa dos problemas que alguns fãs mais exaltados causavam: pichações, sessões de acido e bebedeira, entre outras coisas.

    ResponderExcluir