quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A arte do último grande rebelde - Dennis Hooper

Para Dennis Hopper não bastava ser um grande ator e diretor de cinema. Era, também, um grande e respeitável conhecedor e colecionador de arte.
Em 1962, na primeira exposição de pop arte de Andy Warhol, comprou uma das primeiras gravuras de sopa Campbell's do artista por US$ 75 (!). "Algumas pessoas iam à praia, outras pessoas jogavam tênis. Eu vagabundeava nas galerias", declarou uma vez. Quase todos os cômodos de sua casa possuíam obras de arte de artistas famosos. Costumava usar uma caveira de Damien Hirst como peso de papel. Tinha em sua coleção obras de Basquiat, Robert Rauschenberg, David Salle, Keith Haring, Julian Schnabel, Banksy, Robert Graham, entre outros. Usava a arte como refúgio, uma maneira de se comunicar com as pessoas fora da tela, coisa que para ele era muito difícil.
Hooper perdeu sua primeira coleção no divórcio com Brooke Hayard, que prontamente vendeu tudo para fazer dinheiro. Sua segunda coleção era administrada por sua última esposa, Victoria, que no fim da vida do ator também reivindicou seus direitos sobre as obras, mas ficou apenas com algumas que levou alegando que tinha recebido de presente.
Com sua convivência constate com arte, acabou se tornando um conceituado artista plástico e fotógrafo. Atualmente está acontecendo no MOCA (Museum Of Contemporary Art) de Los Angeles a exposição "Dennis Hooper Double Standard" onde estão expostas diversas obras suas, inclusive algumas delas feitas e parceria com artistas como Marcel Duchamp.
A exposição vai até o dia 26 de setembro de 2010 e, se você pretende ir para Los Angeles, vale a pena ir até o MOCA checar a herança artística que um dos caras que está entre os mais talentosos, rebeldes e loucos do cinema deixou.

dennis hopper
mobil man, 2000

dennis hopper
la salsa man, 2000

marcel duchamp and dennis hopper
hotel green (entrance), 1963

dennis hopper
coca cola sign (found object), 1962

dennis hopper
draw me and win an art scholarship, 1964 / 2000

dennis hopper
untitled (the chevy piece, 1956), 1965 / 2000

dennis hopper
after the fall, 1961-64

dennis hopper
bomb drop, 1967-68 / 2000

dennis hopper
florence (yellow with silver spray paint), 1997

dennis hopper
double standard, 1961


dennis hopper
robert rauschenberg, 1966

dennis hopper
james rosenquist (with brunette billboard), 2009

dennis hopper

dennis hopper
martin luther king jr., 1965

Um comentário:

  1. Dennis Hooper... Tenho aprendido um monte aqui nesse blog... Fico esperando ansioso as postagens (coisa mais legal, né?). Pois entao, encontrei uma quase conterranea...Pomerode... Fui voluntário naquele zoológico, nos tempos de decadencia... Hoje está diferente, mais espaco, mais dignidade para os bichos... Bom, obrigado pelas visitas e pelas aulas...

    ResponderExcluir