quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Arte flutuante

Alexander Calder (1898-1976) foi um dos grandes mestres geniais da escultura moderna. Ele desenvolveu um novo método de fazer esculturas flexionando e torcendo fios. Ele fez objetos tridimensionais flutuarem. Ele inventou os móbiles e os estábiles.
A leveza de sua obra é belíssima e magnífica. Ele encontrava o equilíbrio perfeito com fios e objetos.
Se dedicou também em fazer enormes esculturas com chapas de aço para praças públicas.
No começo de sua carreira fazia pequenas e graciosas esculturas experimentando diversos tipos de materiais. Também fez desenhos, pinturas e jóias mostrando seu talento como um artista completo.
Vale a pena dar uma olhada no site da Fundação Calder. São muitos os seus trabalhos e todos são sensacionais. Me exaltei e acabei colocando um monte deles aqui...


1930-1936











1937-1945









1946 - 1952






1953 - 1976





2 comentários:

  1. Oi Ana!! Td bem??

    Não lembro se te agradeci por ter me indicado o selo "Escritores da Liberdade", mas, mesmo assim, exalto que fiquei surpreso e muito feliz! Muito Obrigado Ana!

    E quanto ao seu maravilhoso post sobre Calder, percebo que este quer retratar uma espécie de "fuga" do chão, apesar de ser impossível, porque só há flutuação porque há um "chão".
    No espaço não se flutua, porque no espaço não há nenhuma base, nenhuma referência, então, o que há é um corpo que vaga, mas nada que flutue. Portanto, a necessidade do chão.
    O chão é a essência do que flutua, o que flutua veio do chão, e, por isso, por mais que algo flutue ou "tenta flutuar", ele nunca vai se desligar do chão.

    Um abraço Ana!

    ResponderExcluir
  2. O cara é fera mesmo, hein?!

    Mas só uma pergunta: onde você descobre essas raridades?

    ResponderExcluir