terça-feira, 20 de novembro de 2007

Modos de sentar

Nos meus anos de experiência como designer e arquiteta (10 anos já! Aff.. estou ficando velha...) eu conheci o que há de melhor do melhor em design de cadeiras. A cadeira é a prova de fogo do desenho de mobiliário. Ela precisa ser, além de bela, confortável. E conforto e design são muito difíceis de conciliar. Não impossível, mas bem difícil.
Para mim a número um, aquela que alcançou a perfeição, foi a cadeira "Paulistano" do genial arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Elegante, bonita e, acima de tudo, muito confortável.


Cadeira Paulistano - Olha eu aí sentada no escritório do Paulo Mendes em 2003 ou 2004, não me lembro muito bem...


A Editora Taschen tem um livro chamado "1000 Chairs" que é o sonho de consumo de qualquer apaixonado por cadeiras. Como o próprio nome já diz são mil cadeiras de diversos designers famosos.


Abaixo uma pequena amostra de cadeiras clássicas de designers e arquitetos super conceituados. Peguei algumas das quais eu gosto bastante:



Ray e Charles Eames - Poltrona (minha favorita depois da Paulistano), DAR, Balanço, La Chaise e EA 308



Eero Saarinen - Womb Chair e Cadeira Tulipa


Cadeira Louis Ghost de Philippe Stark, Cadeira Preguiça de Vilanova Artigas, Poltrona Grand Comfort de Le Corbusier (pai da arquitetura moderna), Poltrona Marshmallow de George Nelson, Cadeira Bunny, Poltrona Garden Egg de Peter Ghyczy, Banco Alto k65 de Alvar Aalto, Cadeira Red and Blue de Gerrit Rietveld e Poltrona Forum de Robin Day

2 comentários:

  1. oi! charles e ray eames nao sao irmaos, e sim um casal!
    mas mesmo assim, boa a materia!
    tb gosto muito da paulistano.
    e viva paulo mendes...!

    ResponderExcluir