sábado, 17 de novembro de 2007

Vincent

Em 1982 o cineasta Tim Burton escreveu um curta-metragem chamado "Vincent". É a história de um menininho chamado Vincent Malloy que quer ser o Vincent Price, o mestre do terror . Ele ofereceu o script do curta para a Disney, que falou que o produziria com a condição de que narrador fosse o próprio Vincent Price. Tim Burton, que é um grande fã de Vincent, o contactou e enviou o script para ele analizar. Vincent aceitou prontamente já que o roteiro e os desenhos, tudo feito pelo Tim, são geniais.
O resultado foi um curta maravilhoso com uma narrativa poética fantástica feita pelo Vincent. Apaixonante.


video

"Timothy William Burton (Tim Burton) nasceu em Burbank, Califórnia, EUA, em 25 de Agosto de 1958. É cineasta, roteirista, desenhista,...
Trabalha usualmente com temáticas sobre Halloween e/ou Natal, chamando para o elenco na maior parte das vezes Johnny Deep e Christopher Walken. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou filmes sobre o produtor de filmes de terror trash Ed Wood e, além dos atores já citados, já chamou para estrelar seus filmes os notórios atores de filmes de terror: Vincent Price e Christopher Lee. É casado com a atriz Helena Bonham Carter.
Nasceu em Burbank, Califórnia, o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, e fugia da realidade do cotidiano assistindo a filmes de baixo-orçamento e de terror, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.
Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound ( O Cão e a Raposa). Burton estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mais tarde, ele comentou que a Disney recusou utilizar seu projeto para The Fox and the Hound porque as personagens pareciam ter sido atropeladas na estrada. Burton estava infeliz durante seu período na Disney, mas foi durante esse período que criou e dirigiu seu curta-metragem Vincent, bem como criou o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos."*

*texto retirado da Wikipédia.

Filmografia:

2005 - A Noiva-Cadáver
2005 - A fantástica fábrica de chocolate (Charlie and the chocolate factory)
2003 - Peixe Grande e suas histórias maravilhosas (Big fish)
2001 - Planeta dos macacos (Planet of the Apes)
1999 - A lenda do cavaleiro sem cabeça (Sleepy Hollow)
1996 - Marte ataca! (Mars Attacks!)
1994 - Ed Wood (Ed Wood)
1992 - Batman - O retorno (Batman Returns)
1990 - Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands)
1989 - Batman - O filme (Batman)
1988 - Os fantasmas se divertem (Beetlejuice)
1985 - "Alfred Hitchcock Presents" Série - episódio "The Jar"
1985 - As grandes aventuras de Pee Wee (Pee-wee's Big Adventure)
1984 - Aladdin e a lâmpada maravilhosa (Aladdin and His Wonderful Lamp) (TV)
1984 - Frankenweenie (Curta)
1982 - Luau
1982 - "Faerie Tale Theatre" Série - episódio "Aladdin and his Wonderful Lamp"
1982 - Hansel and Gretel (TV)
1982 - Vincent (Curta)
1979 - Stalk of the Celery
1971- The Island of Doctor Agor

2 comentários:

  1. Adorei seu blog, está na minha lista de favoritos e este curta é incrível. Fiquei sabendo que ele será refilmado em 3D pela Disney, mas o projeto será encabeçado pelo genial Tim Burton, que além de cineasta é um poeta tremendo.

    ResponderExcluir