segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Très Bizarre

Feriados bem estranhos... Mas não mais estranhos do que os que nós estamos acostumados...

DIA DE STAR WARS, 25 DE MAIO.
LOS ANGELES, EUA

A prefeitura resolveu marcar os 30 anos do lançamento do primeiro filme da série, comemorados em 2007 mesmo, criando um dia temático. Luke, Chewbacca, C3PO e o resto da turma adoraram. Mas sabe quem odiou? Os fãs de Star Trek, que até começaram a fazer um abaixo-assinado para também ganharem um feriado reconhecido pela cidade. Até agora, não deu certo...

Uma das razões alegadas pelo conselho da cidade de Los Angeles para a criação do feriado é que a série de filmes inspirou fãs do mundo inteiro a fazer boas ações em suas comunidades.

DIA DA MARMOTA, 2 DE FEVEREIRO.
EUA E CANADÁ

Muita gente acha que é brincadeira, mas o feriado imortalizado no filme O Feitiço do Tempo, um clássico da Sessão da Tarde estrelado por Bill Murray, existe mesmo. Resumidamente, funciona assim: as pessoas se juntam para ver a marmota sair do buraco. Se ela sair e não conseguir ver a própria sombra, é porque o inverno vai acabar logo. Caso contrário, significa que a estação vai durar mais seis semanas.

A origem da cerimônia “meteorológica” da marmota é controversa, mas muita gente acredita que ela tenha vindo dos povos celtas europeus.

DIA DO ORGASMO, 9 DE MAIO
ESPERANTINA, PIAUÍ

Na primeira vez em que esse dia foi comemorado oficialmente (antes ele já era lembrado informalmente pelos moradores), em 2005, a prefeitura de Esperantina promoveu uma apresentação da peça teatral Monólogos da Vagina – lançada nos anos 90 pela escritora Eve Ensler –, que tem a dita-cuja como personagem principal. Parece gozação, mas não é.

O Dia do Orgasmo foi criado pelo ex-vereador Arimatéia Dantas, que justificou a idéia com base na sua experiência pessoal: suas parceiras demoravam tanto para chegar lá
que ele não conseguia acompanhá-las.

DIA DA SAUDADE DO JORNALISTA FALECIDO
21 DE NOVEMBRO, BRASIL.

Veja bem: o motivo da homenagem não é diretamente o jornalista falecido. A razão da homenagem é a saudade gerada pela morte dele. Talvez fosse o caso de criar o dia do jornalista morto também, porque os vivos já têm o seu dia, aliás dois dias: 24 de janeiro (dia do padroeiro da classe, são Francisco de Sales) e 7 de abril (adotado pela Associação Brasileira de Imprensa, por exemplo).

A explicação mais provável para esse feriado é que em 21 de novembro de 1979 foi aprovado um decreto-lei que ajudou a regularizar o jornalismo como profissão.

DIA DO TOM CRUISE
10 DE OUTUBRO, JAPÃO

Na Alemanha, Tom Cruise não é bem-vindo, afinal, sua religião, a cientologia, é proibida por lá. Já os japoneses não só o recebem de braços e olhos abertos como criaram um dia para festejar a carreira do ator. Se fosse em Siracuse – cidade natal do ator – ou mesmo em todo o território americano, já seria bem estranho, mas no Japão é mais estranho ainda. E pior: vale em todo o território japonês!

Segundo a Japan Memorial Day Association, o galã de Missão Impossível e Colateral foi homenageado porque é o ator que mais visita o Japão. E, claro, ter filmado O Último Samurai em terras nipônicas também ajudou bastante...

* tirado do site da Revista Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário